Nasceu no meu coração o desejo de servir a Deus com minha profissão, dons e talentos no Senegal.Quero dar as primícias da minha formação acadêmica e ser instrumento nas mãos do autor da vida, dedicar tout pour le Sénégal!!

domingo, 2 de agosto de 2009

Boa tarde! Apesar do meu coração estar triste pela ida do Tiago à França(ficará 1 ano), continuo me preparando para o trabalho em janeiro. No site da Secretaria de Cultura de Minas Gerais encontrei uma notícia interessante.

23/01/2009
Secretário de Cultura de Minas recebe delegação do Senegal


Crédito: Oswaldo Afonso/Secom

Jean Pierre-Pierre Le Bloch, Alioune Badara Beye, Mame Birame Diouf, Paulo Brant, Fode Seck e Ibrahima Gaye após reunião na Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

O ministro da Cultura senegalês, Mame Birame Diouf, e o embaixador do Senegal no Brasil, Fode Seck, se encontraram nesta sexta-feira, 23 de janeiro, com o secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant. A comissão senegalesa veio ao estado com o intuito de realizar em Minas o lançamento do 3º Festival Mundial de Artes Negras (Fesman), que acontecerá em dezembro e terá como convidado de honra o Brasil - país que representa a segunda maior população negra do mundo. Além disso, a visita também pretende estreitar os laços do país com Minas, Estado que abriga o Centro Cultural Casa África.

O secretário de Estado de Cultura pontuou a riqueza e grandiosidade de Minas, tanto territorial quanto cultural, e ressaltou o interesse em colaborar e trocar experiências com o Senegal. "Este encontro é mais um passo na consolidação da parceria do Brasil, em especial de Minas Gerais, com este Estado irmão da África", disse Paulo Brant. O ministro da Cultura senegalês agradeceu a recepção "fraterna e calorosa" e a disposição do Governo de Minas em colaborar com o estreitamento da relação entre os países. "Gostaria de saudar a colocação desta primeira pedra de cooperação. O Senegal não tem petróleo. O petróleo do Senegal é a nossa cultura, produto mais caro e mais interessante do que qualquer outro combustível", disse o ministro.

Também participaram do encontro superintendentes e diretores do Sistema Estadual de Cultura; o diretor executivo do Centro Cultural Casa África, Ibrahima Gaye; o coordenador geral do Fesman, Alioune Badara Beye; e o coordenador técnico do Fesman, Jean Pierre-Pierre Le Bloch.

No encontro, a comitiva anunciou duas novidades no festival, que este ano será descentralizado, ou seja, todas as regiões do Senegal irão abrigar eventos. A outra é a Fesman TV, o primeiro canal cultural negro do mundo especialmente criado para o festival. Utilizando três satélites, o canal fará emissões contínuas de 01 a 21 de dezembro deste ano, em francês inglês e português para a América do Norte e do Sul, África e Europa.

Celebrando a cultura negra
O Fesman 2009, que acontecerá de 01 a 21 de dezembro, em Dakar (Senegal), será a interseção das metamorfoses estéticas da África, Europa e América. No festival todas as dimensões da cultura negra contemporânea se manifestarão conjuntamente - música, dança, moda, literatura, artes visuais, arquitetura e teatro.

Com participantes de vários continentes e de 80 países, o Fesman 2009 anuncia um universo cultural que ultrapassa a fronteira nacional e se insere nas atuais tendências da cultura mundial. Os artistas concorrerão ao prêmio Fesman 2009, concedido às expressões artísticas consideradas mais inovadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário